(15) 3283-2713
poco-agua-facil.jpg

Qual é a profundidade ideal de um poço?

Em resumo, a profundidade ideal de um poço artesiano depende dos objetivos e necessidades do requisitante da obra.


Um poço artesiano difere de um poço comum devido a sua água fluir naturalmente para a superfície, sem necessidade de bombeamento. Assim, a profundidade de um poço artesiano é maior que a de um convencional. Outro fator é a qualidade da água, com mais minerais, ideal para o consumo humano.

Mas, existe uma quantidade de metros indicada para perfuração? Não existe uma regra única para a profundidade ideal. Contudo, a profundidade é analisada de acordo com o objetivo de quem deseja a perfuração.

Quando o objetivo é irrigação de plantações, geralmente, as águas mais rasas atendem à demanda. Se a necessidade for doméstica, incluindo o uso da água para cozinhar e beber, então a perfuração deve ser mais profunda. A água mais profunda, a água mineral, é pura e rica em ferro, magnésio e outros minerais bons para a saúde.

Se o objetivo da perfuração for para fins industriais, deve-se fazer uma análise para que a água proveniente do poço sirva para atender à demanda da indústria, sendo importante analisar também se essas águas atenderão por uma boa quantidade de tempo. Geralmente, um poço dura em torno de 50 anos.

Especialistas ainda destacam a importância da análise do solo e das camadas subterrâneas. Isso porque as águas superficiais correm o risco de serem contaminadas por resíduos, como os provenientes de esgotos.

O projeto de perfuração de um poço deve ser executado da melhor forma possível e, por isso, deve ser contratada uma empresa especializada, com boas referências, que ofereçam profissionais capacitados.


Entre em contato pelo WhatsApp!
wrapkit

Há mais de 15 anos no mercado, a Água Fácil é uma empresa especializada no segmento de perfuração e manutenção de poços tubulares profundos, oferecendo atendimento personalizado a cada cliente.

Estrada Vicinal João Hermano Pessin KM 0,5 - Laranjal Paulista - SP CEP 18500-000

(15) 3283-2713

(15) 3283-5251